Adoro Dar Aula – Blog
Olhe pra mim, mas não olhe pra mim!
- 15/07/2016
- Postado por: admin
- Categoria: 4everGreen Adoro Dar Aula Apresentação Didática Ensino Gestos e Posturas Liao Yu Chieh Professor

Em aulas de Teatro e de Improviso Teatral, reforcei o meu aprendizado sobre a importância do olhar. Eu escrevi sobre isso no post Improviso Sem Improvisação.
Quando você está dando aula ou fazendo uma apresentação, para onde você olha?
No meu trabalho de assessment de apresentadores, já encontrei alguns tipos de olhares.
1) Olhar “Buzz Neves”, uma mistura de Buzz Lightyear “AO INFINITO… E ALÉM!” do desenho animado Toy Story com o presidente do PSDB Aécio Neves. Assista ao vídeo abaixo no modo MUTE (sem som) que eu não precisarei explicar mais nada.
Sentiu o distanciamento do orador perante o seu público? Uma coisa é um ator de teatro olhar para longe, mas ele está num palco elevado, iluminado e não enxerga o seu público (quarta parede), outra coisa é você estar apresentando o resultado trimestral para a sua diretoria e evitando o contato visual. Por mais que você não queira estar ali, não precisa deixar isto tão claro!
2) Olhar “Hardy Har Har”: Fazer uma apresentação olhando para o chão. Mas espere um pouco, quem é Hardy Har Har?
Hardy Har Har é a hiena pessimista de um desenho animado dos anos 60, que já foi dublado pelo Lima Duarte. Faz tempo!!!
Em linguagem corporal, “uma das maneiras mais comuns de manifestar tristeza é desviar o olhar para baixo – mesmo que a pessoa tente esconder com um sorriso, por exemplo. Esse tipo de linguagem corporal também pode indicar vergonha ou desconforto.” (Fonte: Universia)
3) Rosto Amigo: Identificar rostos amigos na plateia ou sala de aula sempre ajuda a dar mais confiança e segurança para o orador. Rosto amigo pode ser efetivamente de um amigo ou um conhecido seu, ou apenas alguém que demonstrou simpatia por você ou pelo seu conteúdo. Geralmente, essas são as pessoas que você vai buscar olhar durante a apresentação. Mas cuidado! Olhar demais para uma ou poucas pessoas é tão ruim quanto os olhares Buzz Neves e Hardy Har Har, pois os “amigos” ficam incomodados e podem se sentir desconfortáveis, mas principalmente os outros tendem a se dispersar, que nos tempos atuais significa “checar o Whatsapp”, já que você não está dando a devida atenção para eles.
“People who maintain eye contact usually perceived as more reliable, warm, sociable, honest, confident and active” (www.study-body-language.com/)
Olhe nos olhos do seu público, pare por poucos segundos a cada troca de olhar, busque conforto nos rostos amigos, mas sem exagerar.
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