Adoro Dar Aula – Blog
Professor, o que vestir na sua próxima aula?
- 22/01/2017
- Postado por: admin
- Categoria: 4everGreen Adoro Dar Aula Apresentação Gestos e Posturas Liao Yu Chieh Professor

Situação:
Recentemente um professor da 4everGreen – Excelência em Ensino deu uma aula de Finanças para um público de 30 e poucos anos e foi trajando calça jeans.
Feedback:
Uma aluna que assistiu à aula comentou que jeans não era o mais adequado para uma aula de Finanças, pois o professor deveria transmitir ‘maturidade’, ‘confiabilidade’ e ‘experiência’ também com suas vestimentas.
Pergunta:
Qual o ‘dress code’ para professores de educação executiva?
(Aqui deixo claro que estou enfatizando o ensino executivo, pois a resposta muda bastante quando estamos falando de escolas públicas com realidades bem diferentes e de educação infantil no geral, pois muitas vezes a interação com crianças é mais física e demanda roupas mais confortáveis)
O que dizem psicólogos e economistas:
- Todos ouvimos a máxima ‘você só causa a primeira impressão uma vez’. É verdade e essas impressões podem ser mais fortes que imaginamos. Nossos cérebros recebem uma série de pistas verbais e não-verbais quase instantaneamente quando conhecemos alguém (ou vemos uma foto de uma pessoa) e, com elas, criamos impressões fortes, que são sempre tão precisas como aquelas que formaremos ao longo do tempo. Pesquisas mostram que causamos impressões iniciais em frações de segundo, e não só em encontros cara a cara. Causamos essas impressões simplesmente com nossas fotos no Facebook. [Trecho de http://exame.abril.com.br/tecnologia/como-causar-uma-primeira-impressao-perfeita-de-acordo-com-a-ciencia/ e links de estudos disponíveis na matéria]
- O efeito halo é a possibilidade de que a avaliação de um indivíduo possa, sob um algum viés, interferir no julgamento sobre outros importantes fatores, contaminando o resultado geral. Por exemplo, nos processos de avaliação de desempenho o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada. Em 1920, Edward Lee Thorndike descreveu o que designou por efeito halo, ou seja, criada uma primeira impressão global sobre uma pessoa, temos a tendência para captar as características que vão confirmar essa mesma impressão. A primeira impressão vai afetar as nossas avaliações em relação à pessoa observada. Um exemplo, o chefe considera um funcionário competente por nunca chegar atrasado. [Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_halo]
Qual o meu ‘dress code’ na sala de aula? Em ordem decrescente de caretice:
– Treinamentos in company em bancos e escritórios de advocacia: terno de lã fria (cool wool) nas cores cinza, azul marinho ou preta, camisa social branca ou azul cortada por alfaiate, gravata italiana e sapato preto
– Palestras em feiras ou eventos corporativos: o mesmo do anterior
– Curso livre de finanças: blazer, calça social e camisa social (e por social, entenda-se manga comprida e cores lisas ou listras sóbrias)
– Aulas na pós-graduação do Insper: calça social e camisa social
– Primeira sessão do workshop de ‘presentation skills’ Apresentações Que Dão Resultado (AQDR): o mesmo do anterior
– Aulas de sábado na pós-graduação do Insper, quando todos os alunos estão com roupas confortáveis: calça de sarja, polo e sapatênis
– Última sessão do Apresentações Que Dão Resultado, quando a primeira impressão já está consolidada e quero me colocar mais próximo do participante por causa das atividades práticas de apresentação em público e feedback: calça jeans preta e camisa social (às vezes pra fora da calça para parecer menos formal)
– Palestras em faculdades: calça jeans e polo (bem informal)
Portanto…
Para um bom professor sinalizar que este sabe trabalhar a motivação do aluno, que é criativo com as atividades pedagógicas e que merece ser recomendado para outros alunos, este deve ser discreto e careta, certo? Felizmente NÃO! O psicólogo David B. Wiseman, da Universidade de Brookdale, em Nova Jersey, fez um estudo que comprovou que professores com tatuagem tem mais atenção e respeito de seus alunos! [Estudo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20712173 e matéria publicada em http://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/desempenho-dos-alunos-e-melhor-se-o-professor-tem-tatuagem/]
No fim, a resposta para a pergunta “Qual o ‘dress code’ para professores de educação executiva” volta para o costumeiro DEPENDE… Eu me visto diferente em situações diferentes e me adapto ao ambiente onde estou inserido. Não quero aparecer com a minha roupa, mas não posso deixa-la passar uma imagem errada para o meu público. Dado isso, o que vestir depende do perfil do seu aluno, do perfil da instituição de ensino e seus pares professores, se a sua primeira impressão já foi passada para a classe, mas, sobretudo, depende do seu ESTILO e BOM SENSO!
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